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Veja o que deve saber antes de contratar uma transportadora

A contratação de uma transportadora para realização de atividades logísticas e de transporte de cargas, geralmente é um processo que requer atenção minuciosa com alguns elementos importantes, os quais possam garantir um serviço seguro, eficiente e, que ainda ofereça um bom custo-benefício. 

Pensando nisso, a Glog aborda o que você deve saber antes da contratação de uma transportadora.

Credibilidade e reputação

Primeiro de tudo, antes de fazer a contratação de uma transportadora, é importante que as empresas realizem pesquisas e avaliações de clientes anteriores, para que compreenda como funciona os serviços prestados e bem como o seu atendimento. Além disso, é possível encontrar informações sobre avaliações e reclamações em sites como Reclame Aqui e redes sociais. 

Consulte também, se ela possui histórico de cumprimento de prazos de entrega e identifique se há problemas com relação a atrasos e extravios de mercadorias.

Vale ressaltar, a importância da empresa possuir certificações e registros em órgãos reguladores como ANTT, por exemplo.

Tipos de serviço oferecido

Deve-se avaliar o tipo de serviço que a transportadora atende, como carga fracionada, dedicada, de lotação, produtos perigosos, transporte expresso, entre outros. A partir disso, será possível analisar se ela conseguirá atender a sua demanda. 

Assim também, analise se são disponibilizados rastreamento e seguro de cargas, os quais são pontos que aumentam a segurança do transporte de mercadorias. Além de avaliar a possibilidade de operações mais flexíveis, com atendimento de demandas específicas e horários diferenciados.

Cobertura e prazo de entrega

Verifique se a transportadora atende a sua região e outras pertinentes às suas demandas, além de qual a estrutura disponível para o cumprimento dos prazos acordados. Isso porque, é fundamental que os prazos apresentados sejam compatíveis e que haja garantia de pontualidade. 

Custos e condições de pagamento

Faça comparação de preços, levando em consideração, especialmente, o custo-benefício das operações e não somente o valor mais baixo que possa comprometer a qualidade do serviço. 

Sendo assim, torna-se crucial averiguar se nos custos apresentados não há taxas ocultas referentes à pedágios, armazenagem e taxa de devolução. Por fim, ainda sobre os custos, confira se realmente o preço condiz com a confiabilidade e os benefícios oferecidos pela empresa.

Registro e licenças

Certifique-se de que a transportadora está devidamente regularizada na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), conforme é estabelecido pela legislação do setor de transporte de cargas. Além do que, peça o RNTRC (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga), licença obrigatória para atuação das transportadoras.

Atendimento e suporte

O ideal é que antes de efetivar a contratação, seja feito um teste do suporte e, assim, avaliar a facilidade ou não, em entrar em contato com a transportadora, sobretudo quando houver situações de problemas ou dúvidas quanto às operações.

Além do mais, veja como funciona o atendimento, se o mesmo é rápido ou demorado e quais são os canais disponibilizados, verificando se todos funcionam adequadamente. 

Vale lembrar que empresas confiáveis e transparentes possuem canais de comunicação claros e eficientes.

Contrato e condições

Leia atentamente o contrato e verifique cláusulas sobre prazos, responsabilidades e penalidades, aspectos cruciais em relação ao contrato entre empresas e transportadoras. Assim como, confira quais são os documentos necessários para o envio da carga e negocie garantias caso haja descumprimento dos serviços prestados.

Portanto, atente-se a esses aspectos para garantir escolha adequada da transportadora, onde ela seja confiável e eficiente. 

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