Dentro das operações logísticas existem diversos processos de mercadorias, os quais se diferenciam a depender da característica de cada um e bem como das necessidades e cuidados específicos. Neste sentido, o transporte de materiais como gesso e calcário, requer atenção e cuidado minucioso, além de uma logística bem planejada visando garantir eficiência, proteção do material e o atendimento das regulamentações de transporte.
Diante disso, para entender melhor este assunto, a seguir, explicaremos como funciona o transporte de gesso e calcário. Confira:
Características dos materiais
Gesso:
O gesso pode se tratar de um material tanto em pó, como blocos e placas que também é conhecido como drywall. Desse modo, este é um material normalmente transportado em sacos ou a granel, é frágil e carece de cuidados especiais para evitar danos ou até mesmo perdas. Além disso, são cargas sensíveis à umidade, precisando de proteção contra chuva ou ambientes mais úmidos. Por esse motivo, o veículo mais indicado para seu transporte são caminhões cobertos ou lonados.
Calcário:
De modo geral é um material transportado em forma de pedra britada ou em pó. Trata-se de um material denso, com maior peso por volume, exigindo veículos com capacidade para cargas pesadas, caminhões basculantes ou graneleiros. Em razão disso, algumas formas em pó podem gerar poeira, necessitando contenção (lonas ou transporte em contêineres fechados).
Etapas do Transporte
Extração e preparo
Gesso: Após a extração do minério, o gesso é processado para se transformar em pó ou em placas. Dado isso, esses formatos demandam cuidados para que não haja danos ou perda de qualidade.
Calcário: É extraído em blocos ou britado em tamanhos específicos. Assim, o seu material pode ser enviado bruto ou moído, dependendo da aplicação.
Carregamento
O carregamento desses materiais é feito por pás carregadeiras, esteiras transportadoras ou sistemas pneumáticos (no caso de pó). Durante o carregamento, deve-se assegurar que o calcário ou gesso esteja seco para evitar compactação ou perdas.
Descarregamento
No descarregamento, equipamentos como silos, gruas, ou sistemas de transporte pneumático são usados para descarregar o material de forma segura.
Lembrando que, o gesso em placas geralmente é descarregado manualmente ou com empilhadeiras para evitar danos.
Regulamentações
Carga máxima permitida: Atente-se aos limites de peso por eixo para evitar multas e danos às estradas.
NR-11 e NR-12: Regulamentam o transporte de materiais, incluindo o manuseio em carregamento e descarregamento.
ADR (caso internacional): No caso de calcário com aditivos ou formas químicas, verifique se há regulamentações específicas.
Cuidados específicos
Manuseio:
Para o manuseio de gesso e calcário é necessário o uso de equipamentos apropriados, como empilhadeiras ou pás carregadeiras, dependendo do formato do material a ser transportado. Assim sendo, evite impacto, especialmente com gesso, para não comprometer a qualidade.
Armazenamento durante o transporte:
Em geral, o gesso durante seu armazenamento requer proteção maior contra umidade, por isso, exige-se o uso de lonas impermeáveis. Enquanto o calcário, a fim de garantir estabilidade da carga para evitar deslocamentos durante o trajeto.
Rotas e peso:
No transporte de gesso e calcário é de suma importância verificar fatores como as limitações de peso nas estradas, principalmente para evitar multas. Além do mais, torna-se crucial um planejamento de rotas que averigue e defina trajetos que possam suportar o tráfego de veículos pesados.
Cuidados no transporte
Vale ressaltar que ambos os materiais são sensíveis à água. Dessa maneira, costuma-se fazer o uso de lonas ou compartimentos fechados que possam proteger os materiais durante o transporte.
Conforme já mencionado, o calcário, quando britado, pode gerar pó. Logo, caminhões devem ter sistemas de vedação ou cobertura para evitar dispersão.
Assim também, certifique-se de que o material está bem distribuído para evitar deslocamentos durante o trajeto. Armazene materiais em áreas secas e bem ventiladas antes e após o transporte. E ainda, estabeleça rotas e horários para minimizar impacto ambiental e de tráfego.